Portal Aluno UFRJ
O aplicativo Portal Aluno UFRJ foi atualizado e já encontra-se disponível para os sistemas Android e IOS. Dentre as novidades está a carteira de estudante digital.
Para ter acesso aos benefícios do APP é necessário o cadastro de uma foto digital em seu Registro de Matrícula. Abaixo o padrão de foto a ser utilizado:
• Digital colorida
• Atual (com menos de seis meses)
• Na proporção 3X4, ou seja, no tamanho 33(Larg) X 44(Alt) ou 330(Larg) X 440(Alt)
• O aluno deve estar totalmente de frente
• A foto deve pegar somente do ombro para cima (praticamente só o rosto)
• Usar roupas apropriadas
• Sem óculos e sem estar sorriso
• Fundo completamente BRANCO e sem textura nenhuma
• A foto não pode ter manchas, nem sombras
• Não pode ser escaneada de outra foto
• Não pode ser recortada de outra foto, onde aparecem outras pessoas ou paisagens ao fundo.
Carteira de Estudante Digital
A carteira de estudante digital está disponível no Aplicativo “Portal Aluno UFRJ” (Android e IOS).
Histórico Escolar (HE) – Exclusivo para Discentes ou Egressos do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde – PPGECS/NUTES/UFRJ
Para obter HE não oficial, basta acessar o SIGA e selecionar “Documentos”.
Procedimento para solicitar HE oficial (somente para Discentes ou Egressos do PPGECS – NUTES/UFRJ):
O(a) Discente/Egresso, do PPGECS – NUTES/UFRJ, deverá enviar e-mail para a Secretaria Acadêmica de seu curso, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR”, mensagem formal (tipo carta, com seu nome completo e DRE) solicitando o HE.
Assim que o HE estiver disponível, a Secretaria avisará por e-mail. O documento original estará disponível na secretaria, para retirada no horário de atendimento presencial, mediante identificação. Caso necessite, poderá autorizar alguém a retirar o documento na secretaria.
Declarações
Para obter declaração de regularmente matriculado (com código de autenticação), basta acessar o SIGA e selecionar “Documentos”.
Procedimento para solicitar declarações específicas:
O(a) Discente/Egresso, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ (incluindo Aluno Especial, que cursou apenas uma disciplina no PPGECS), deverá enviar e-mail para a Secretaria Acadêmica de seu curso, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÃO”, mensagem formal (tipo carta, com seu nome completo e DRE) solicitando a declaração, descrevendo as informações necessárias. Declarações só serão fornecidas mediante consulta em documentos arquivados.
Assim que a declaração estiver disponível, a Secretaria avisará por e-mail. O documento original estará disponível na secretaria, para retirada no horário de atendimento presencial, mediante identificação. Caso necessite, poderá autorizar alguém a retirar o documento na secretaria.
2ª Via de Certificado/Diploma (por motivo de extravio ou perda da 1ª via)
Procedimento para solicitar 2ª via de diploma (stricto sensu):
O(a) Diplomado, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ, deverá enviar e-mail para a Secretaria Acadêmica de seu curso, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE DIPLOMA”, mensagem formal (tipo carta, com seu nome completo e DRE) solicitando a 2ª via de diploma, anexando:
- Se por extravio ou perda será necessária a publicação do fato em jornal de grande circulação (imagem escaneada da publicação);
- Se por perda ou roubo será necessário boletim de ocorrência (imagem escaneada da publicação);
- Cédula de Identidade Civil;
- CPF;
- Título de Eleitor (Frente);
- Certidão de Nascimento (Frente) ou Certidão de Casamento (em caso de alteração de nome por casamento ou divórcio) (Frente).
A Secretaria providenciará abertura de processo administrativo UFRJ, via SEI.
Assim que o diploma estiver disponível, a Secretaria avisará por e-mail. O documento estará disponível na secretaria, para retirada no horário de atendimento presencial, mediante identificação.
Procedimento para solicitar 2ª via de certificado (lato sensu):
O(a) Egresso, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ, deverá enviar e-mail para a Secretaria Acadêmica de seu curso, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CERTIFICADO”, mensagem formal (tipo carta, com seu nome completo e DRE) solicitando a 2ª via de certificado, anexando:
- Se por extravio ou perda será necessária a publicação do fato em jornal de grande circulação (imagem escaneada da publicação);
- Se por perda ou roubo será necessário boletim de ocorrência (imagem escaneada da publicação);
- Cédula de Identidade Civil;
- CPF;
- Título de Eleitor (Frente);
- Certidão de Nascimento (Frente) ou Certidão de Casamento (em caso de alteração de nome por casamento ou divórcio) (Frente).
A Secretaria providenciará abertura de processo administrativo UFRJ, via SEI.
Assim que o certificado estiver disponível, a Secretaria avisará por e-mail. O documento estará disponível na secretaria, para retirada no horário de atendimento presencial, mediante identificação.
Substituição de Certificado/Diploma (por estar a 1ª emissão com algum erro)
Procedimento para solicitar substituição de diploma (stricto sensu):
O(a) Diplomado, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ, deverá enviar e-mail para a Secretaria Acadêmica de seu curso, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE DIPLOMA”, mensagem formal (tipo carta, com seu nome completo e DRE) solicitando a substituição de diploma, anexando:
- Cédula de Identidade Civil;
- CPF;
- Título de Eleitor (Frente);
- Certidão de Nascimento (Frente) ou Certidão de Casamento (em caso de alteração de nome por casamento ou divórcio) (Frente).
- A cédula do diploma com erro.
A Secretaria providenciará abertura de processo administrativo UFRJ, via SEI.
Assim que o diploma estiver disponível, a Secretaria avisará por e-mail. O documento estará disponível na secretaria, para retirada no horário de atendimento presencial, mediante identificação.
Procedimento para solicitar substituição de certificado (lato sensu):
O(a) Egresso, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ, deverá enviar e-mail para a Secretaria Acadêmica de seu curso, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE CERTIFICADO”, mensagem formal (tipo carta, com seu nome completo e DRE) solicitando a substituição de certificado, anexando:
- Cédula de Identidade Civil;
- CPF;
- Título de Eleitor (Frente);
- Certidão de Nascimento (Frente) ou Certidão de Casamento (em caso de alteração de nome por casamento ou divórcio) (Frente).
- A cédula do certificado com erro.
A Secretaria providenciará abertura de processo administrativo UFRJ, via SEI.
Assim que o certificado estiver disponível, a Secretaria avisará por e-mail. O documento estará disponível na secretaria, para retirada no horário de atendimento presencial, mediante identificação.